Como crianças podem ter uma relação saudável com a tecnologia?
Hoje sabemos que as crianças têm acesso a todo tipo de aparelho eletrônico. Computadores; celulares; tablets entre outros. Dedinhos tão pequenos e olhos curiosos já conseguem interagir de forma muito interativa com aplicativos de jogos, vídeos, fotos e muito mais. Devemos considerar que a evolução da tecnologia nos últimos 30 anos foi muito benéfica para a sociedade, que de alguma forma entrou na rotina da população e isso só aumenta a cada dia, logo as crianças estão inseridas naturalmente nesse novo sistema social. Até mesmo os bebês nos impressionam com a facilidade que tem de utilizarem os recursos em aparelhos eletrônicos; passam fotos para o lado, abrem vídeos, baixam aplicativos, entre outros, muitas vezes até sem orientação de adultos e responsáveis.
Mas, como saber qual é o limite?
Especialistas apontam que a aproximação de aparelhos eletrônicos não, é algo nocivo às crianças, no entanto, também não descartam que o exagero de estímulos pode, sim, ser prejudicial. O ideal é analisar muito bem o conteúdo, e escolher algo que contribua para o desenvolvimento infantil. Limitar o tempo desses aparelhos também é recomendado.
A dúvida que fica é: Tabletes, celulares, iPads, podem ser brinquedos para as crianças?
A Academia americana de pediatria desaconselha mais do que 30 minutos de exposição por dia a qualquer tipo de tela: TV, DVD, tablets, telefones celulares, etc. Independente do conteúdo apresentado.
Seguindo essas orientações é só planejar o uso dos eletrônicos e se divertir com seu filho!